quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONCURSO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE VÍDEO - MINUTO CIENTÍFICO

ORGANIZAÇÃO:
MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS – UNICAMP
PROMOÇÃO :
RedPop – Rede de Popularização de Ciências e Tecnologia da América Latina e do Caribe
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Ministério de Ciência e Tecnologia – Brasil

Conteúdo
1. Apresentação
2. Categorias
3. Especificações
4. Comissão Julgadora
5. Comissão Organizadora
6. Premiação
7. Inscrições
7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
7.2. Taxa de inscrição
8. Dúvidas
9. Critérios de Avaliação
10. Calendário
11. Observações Finais

1. Apresentação
O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, associado à Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe - REDPOP, promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil – MC&T e Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST, abre um concurso de vídeos de difusão científica intitulado Minuto Científico, nas três grandes áreas do conhecimento - Humanas, Exatas, Biológicas, abrangendo duas categorias, jovens e adultos.
O uso de textos escritos e produtos audiovisuais para a difusão científica atravessa uma série de mídias tais como revistas de ampla circulação, sites especializados, programação televisiva, aberta ou por assinatura, disponível em canais comerciais ou públicos, DVDs, etc. Esta difusão ocorre em um cenário contemporâneo de transmídia, em constante expansão, ou seja, há a sinalização um amplo campo dialógico entre as mídias, materializado no processo de construção de mensagens que prevê as migrações de textos de um lugar a outro, o entrecruzamento de informações, e, também a expansão dos conteúdos em telas que se multiplicam. Nesse contexto, as relações de produção e de recepção se tornam mais dinâmicas.
Neste horizonte, é lançado o concurso Minuto Científico que visa estimular e localizar a produção espontânea, dispersa ou institucional que pode ocorrer por iniciativa de indivíduos ou abrigada no cotidiano de instituições diversas, incluindo escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas com áreas voltadas ao conhecimento científico e tecnológico e outros. O concurso, por outro lado, busca qualificar esta produção que considera a divulgação e a difusão como um meio de dar visibilidade à pesquisa científica, abrangendo suas questões e inquietações, seus processos e objetos, os sujeitos envolvidos e os resultados obtidos. Para esse alcance, o concurso estabeleceu a Internet como lugar de divulgação dos trabalhos.
Elegeu-se o tema TRANSFORMAÇÃO para esta primeira edição do Concurso. Seu significado abrange todas as áreas do conhecimento, sendo suficientemente amplo para permitir recortes distintos e eficazes por parte dos autores. O tema tem densidade própria em cada área específica, o que permite abordagens e lides com objetos de formas diferenciadas, podendo-se ampliar os modos de considerá-los e, pela possibilidade de investimentos abertos nos processos de elaboração dos trabalhos, pode-se, inclusive, contribuir para uma reflexão sobre a noção de difusão científica.
Trata-se, portanto, de um concurso que estimula a criação de obra audiovisual (imagem em movimento), de 1 a 2 minutos de duração, com o tema central “Transformação”, voltado para as três grandes áreas do conhecimento científico. Os vídeos são destinados à veiculação, através da Internet.

2. Categorias
Os trabalhos serão premiados em duas categorias: Categoria Jovem e Categoria Adulta.
Podem participar da Categoria Jovem apenas pessoas com no máximo 18 anos de idade completos, até dia 01 de março de 2011. Nesta categoria, considera-se apenas o autor da obra. Em havendo mais de um autor* , todos devem se encaixar neste critério de idade.
Podem participar da Categoria Adulta pessoas de qualquer idade, acima dos 18 anos completos.
Em cada uma das categorias haverá três grandes áreas do conhecimento (ciências humanas e sociais, ciências exatas e tecnológicas e ciências biológicas). Cada vídeo deve ser inscrito em uma e apenas uma destas áreas.
Uma pessoa pode inscrever mais de um trabalho. Trabalhos distintos podem ser inscritos em categorias distintas, independente da autoria.

* O autor pode ser diretor, montador, roteirista, produtor, editor, fotógrafo, etc., detentor de responsabilidade e direitos intelectuais e de realização da obra.

3. Especificações
Os idiomas oficiais do concurso são português, espanhol e inglês. Toda a comunicação, assim como formulários e áudios dos vídeos devem ser apresentados em uma destas línguas.
Cada Vídeo inscrito deve trazer um Resumo de 250 palavras em uma destas línguas e vir acompanhado de Ficha Técnica.
Os formatos aceitos devem ser compatíveis com as normas do You Tube, dentre os quais são aceitos atualmente os formatos QuickTime .MOV, Windows .AVI ou .MPG. Recomendamos especificamente o formato MPEG4 (Divx ou Xvid) com resolução de 640x480 e áudio em MP3.

4. Comissão Julgadora
Carlos Hagg (Revista Pesquisa Fapesp - Brasil) , Diego Golombeck (CONICET – Argentina) , Eduardo Galembeck (UNICAMP- Brasil), Fernando Tacca (UNICAMP - Brasil), Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP - Brasil), Iara Lis Schiavinatto (UNICAMP - Brasil), Ildeu Moreira (MCT - Brasil), Isabel Landim (USP - Brasil), Joaquin Fargas (presidente da RedPop - Argentina), Lilia Schwarcz (USP - Brasil), Marcelo Firer (Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP - Brasil), Marcelo Tass (Brasil), Marta Ares (Argentina), Samuel Rocha (UNICAMP - Brasil), Silvia Figueroa (UNICAMP- Brasil), Maurício Kleinke (UNICAMP - Brasil), Sérgio Brandão (Ver Ciências - Brasil), Marcelo Knobel (UNICAMP - Brasil), Sílvia Figueroa (UNICAMP - Brasil), Antonio Carlos Amorim (UNICAMP - Brasil).

5. Comissão Organizadora
Adriana V. Rossi, André Garcia, Camilla Delmondes, Cristina Meneguello, Gilberto Alexandre Sobrinho, Iara Schiavinatto, Marcelo Firer, Ma. Aparecida C. de Godoy, Miriam C. C. de Oliveira, Ma. Amélia Jannini, Samuel O. Rocha.

6. Premiação
Será outorgado um prêmio em cada uma das categorias (jovem e adulto) e em cada uma das áreas do conhecimento, num total de 6 prêmios.
Cada um destes trabalhos receberá um estímulo financeiro no valor de US$ 500.
O prêmio garante a exibição dos vídeos nos seguintes canais:
• Revista Pesquisa Fapesp
• 17º Mostra Ver Ciências
• Página do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.
A organização do Concurso está empenhada com a formação e consolidação de uma rede de meios de divulgação dos vídeos selecionados nesta primeira mostra e em suas edições futuras.
A organização do concurso assume a responsabilidade de legendar cada um destes vídeos em todas as línguas oficiais. Estes vídeos serão disponibilizados para exibição em todas as instituições associadas a RedPop.
A Comissão Julgadora poderá outorgar, a seu critério, prêmios e distinções adicionais, podendo incluir nas mostras nos veículos acima referidos, a seu critério e de acordo com a aceitação dos veículos.

7. Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do gerenciador de inscrições https://www.conftool.net/redpop2011/
Podem ser inscritos apenas vídeos com duração de 60 a 120 segundos. Todos os vídeos devem abordar o tema proposto: Transformação.

7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
Cada interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário pagar taxa de inscrição para cada um deles.
Cada obra deve ser inscrita em uma e apenas uma categoria e em uma e apenas uma área de conhecimento.
O trabalho pode ser realizado em equipe ou individualmente, havendo, no entanto, apenas um responsável pela equipe, no que se refere a todos os trâmites intelectuais, legais e administrativos do concurso.

No gerenciador de inscrições, você pode preencher/submeter:
A) Registro no evento com os seus dados (online)
B) Submissão de vídeo com os seguintes itens:
• Resumo e link do Vídeo conforme especificações determinadas na seção 5. O vídeo deverá ser postado no Youtube e indicado apenas o link do mesmo.
• Ficha técnica do vídeo (online)
• Declaração de posse e cessão de direitos (deve ser preenchida, assinada, escaneada e carregada em formato pdf no formulário de inscrição do vídeo). Caso o autor principal não seja civilmente emancipado, a ficha deve ser assinada também por seu responsável legal.

Observação: Para os vídeos selecionados para a Mostra em 30 de Maio de 2011 a ser realizada durante a XI Reunião Bienal da RedPop serão exigidas cópias de documentos comprobatórios de identidade e original assinado de todos os documentos relativos aos direitos do vídeo. Nesta ocasião também será solicitada cópia do vídeo na melhor qualidade disponível pelos autores.

7.2. Taxa de inscrição
A taxa de inscrição para cada vídeo enviado é de 10 dólares norte-americanos ou seu valor correspondente em Reais, a ser pago exclusivamente através de meios eletrônicos disponibilizados através da página de inscrição. Se um autor desejar inscrever mais de uma obra, deverá pagar tantas taxas quanto forem as obras.

8. Dúvidas
Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente através de e-mail: redpop11@gmail.com e as respostas serão disponibilizadas exclusivamente na página de respostas.

9. Critérios de Avaliação
As reuniões da Comissão Julgadora serão privadas, sendo vedado o acesso a pessoas estranhas ao processo de julgamento.
As decisões da Comissão Julgadora relativas aos méritos dos projetos são irrecorríveis.

São critérios básicos de julgamento:
• Cumprir a duração estipulada de 1 a 2 minutos (critério exclusivamente eliminatório).
• Problematizar coerentemente e com pertinência o tema Transformação na área de conhecimento indicada.
• Relevância e ineditismo da abordagem feita no interior do tema Transformação.
• Domínio e criatividade na linguagem audiovisual.
• Pertinência, coerência e correção dos argumentos científicos.
• Objetividade, clareza, contribuição à difusão científica em razão de seu significado entre outros critérios de ordem cientifica, técnica e cultural.
• Pertinência do tema e da área de conhecimento indicada.

10. Calendário
Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 10 de março de 2011
Prazo para inscrição completa incluindo todos os documentos necessários e filmes: 20 de março de 2011
Publicação da lista dos vídeos finalistas para Mostra durante a reunião Bienal da REDPOP: 10 de maio de 2011
Envio de documentos originais dos finalistas: 25 de maio de 2011
Divulgação dos Resultados Finais e Cerimônia de Premiação: 30 de maio de 2011, durante a Redpop 2011

11. Observações Finais
A Comissão Organizadora poderá exigir (para avaliação do vídeo) certificados de aprovação de Comitê de Ética, nos casos em que achar necessário.
Não caberá qualquer tipo de recurso quanto à avaliação dos trabalhos pelo Júri. O Júri não precisará emitir parecer público sobre as obras e se o fizer será por mera liberalidade.
Atitudes consideradas desabonadoras ou com intenção de fraude, seja na elaboração das fichas técnicas, uso indevido de material áudio-visual e ou textual poderão levar a eliminação da inscrição.
Casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário