sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROGRAMA DISCIPLINA TURMA 9 (1o SEM/2010)

Linguagem e estética do cinema digital
Faculdade de Comunicação
Comunicação e Artes
Prof. Responsável: Alfredo Suppia

EMENTA DA DISCIPLINA:
Cinema e tecnologia. Cinema digital e história do cinema. A estética do filme na era digital.

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

1ª sessão
1. apresentação/introdução
1.1. Os princípios da produção da imagem no cinema tradicional e no cinema digital
1.2 videoclipes Don’t stand so close to me (Police)
1.3 documentário A Tecnologia dos Anos 80

2ª sessão
2. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O CINEMA DIGITAL
2.1. Principais escolas do cinema tradicional e sua relação com as tecnologias da imagem de sua época
2.2 Early Cinema (Primeiro Cinema): La sortie des usines Lumière, L’arrivé d’un train, Le repas du bebe, L’arroseur arrosé, Demolition d’um mur, Jerusalem, Le Scarabée d’or, The Big Swallow, Rescued by Roover.
2.3 Cinema Narrativo (Narrativa Clássica): D. W. Griffith

3ª sessão
3. Vanguardas Históricas
3.1 Dadaísmo (René Clair: Entr’Acte, Marcel Duchamp: Anémic Cinéma, Man Ray: Le Retour à la Raison)
3.2 Expressionismo (Robert Wiene: O Gabinete do Dr. Caligari)
3.3 Construtivismo (Dziga Vertov: Um Homem com uma Câmera; Sergei Eisenstein: O Encouraçado Potemkim, A Greve, Outubro)
3.4 Surrealismo (Luís Buñuel e Salvador Dalí: Um Chien Andalou e L’Age D’Or, Germaine Dulac: La coquille et le clergyman)

3.5 Experimentalismo americano (Maya Deren, Stan Brakhage, Derek Jarman)

3.6 APROPRIAÇÕES DAS VANGUARDAS CINEMATOGRÁFICAS NO CINEMA DIGITAL

4ª sessão
4. PIONEIROS DO CINEMA DIGITAL
4.1 Animação: Clóvis Vieira (Cassiopéia, 1996) e John Lasseter (Toy Story, 1995)
4.2 Depoimento de Clóvis Vieira
4.3 Mike Figgis e Time Code (1999)
4.4. Lev Manovich e Soft Cinema

5ª sessão
SEMINÁRIOS
5. QUESTÕES SOBRE A ESTÉTICA DO CINEMA DIGITAL

5.1. Perda da indexicalidade da imagem
5.2. Diálogos com outras mídias e hibridismos de linguagem
BIBLIO:
MACHADO, Arlindo. “As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 9-14.
PARENTE, André. “A imagem virtual, auto-referente”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 15-19.
RAMOS, Fernão. “Falácias e deslumbres face à imagem digital”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 28-33.
SANTAELLA, Lúcia. “Imagem pré fotográfica pós”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 34-40.
ARISTARCO, Guido e Teresa. O Novo Mundo das Imagens Electrónicas. Lisboa: Edições 70, 1985.
BELLOUR, Raymond. “Fragmentos de um arquipélago”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 20-27.
JENKINS, Henry. The Work of Theory in the Age of Digital Transformation. MILLER, Toby and STAM, Robert (eds.) A Companion to Film Theory. Malden: Blackwell, 2004, pp. 234-61.
VIVEIROS, Paulo. A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2005, 2ª ed.

5.3. Distribuição e formas de recepção no cinema digital
5.4. Democratização do cinema?
BIBLIO:
BENTES, Ivana (org.). Ecos do cinema: de Lumière ao digital. Editora UFRJ. Rio de Janeiro. 2007.
CROCOMO. Fernando. TV Digital e Produção Interativa: A comunidade manda notícias. Florianópolis: Ed. UFSC, 2007.
CRUZ, Renato. TV Digital no Brasil: Tecnologia versus Política. SãoPaulo: SENAC, 2008.
HANSON, Matt. The End of Celluloid: Film Futures in the Digital Age. Hove: RotoVision, 2004
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Papirus, 2003.
MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
PARENTE, André. Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LUCA, Luiz Gonzaga de Assis de. Cinema Digital: Um novo cinema? São Paulo: Imprensa Oficial/Fundação Padre Anchieta, 2004.

6ª sessão
6.1. SEMINÁRIOS
6.2 workshop haiku audiovisual

BIBLIOGRAFIA GERAL:
ANG, Tom. Vídeo Digital: Uma introdução. São Paulo: SENAC, 2007.
ASCHER, Steven e PINCUS, Edward. The Filmmaker’s Handbook: A comprehensive guide for the digital age. New York: Plume, 2008.
ARISTARCO, Guido e Teresa. O Novo Mundo das Imagens Electrónicas. Lisboa: Edições 70, 1985.
BELLOUR, Raymond. “Fragmentos de um arquipélago”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 20-27.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENTES, Ivana (org.). Ecos do cinema: de Lumière ao digital. Editora UFRJ. Rio de Janeiro. 2007.
COPE, Peter. Digital Home Movie Making. New York: McGraw-Hill, 2007.
CROCOMO. Fernando. TV Digital e Produção Interativa: A comunidade manda notícias. Florianópolis: Ed. UFSC, 2007.
CRUZ, Renato. TV Digital no Brasil: Tecnologia versus Política. SãoPaulo: SENAC, 2008.
DUBOIS, Phillipe. Cinema, vídeo, Godard. , São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
FIGGIS, Mike. Digital Filmmaking. New York: Faber and Faber, 2007.
FLUSSER, VIlém. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’Água, 1998.
GLYNNE, Andy. Documentaries... and how to make them. Harpenden: Kamera Books, 2008.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
HANSON, Matt. The End of Celluloid: Film Futures in the Digital Age. Hove: RotoVision, 2004
JENKINS, Henry. The Work of Theory in the Age of Digital Transformation. MILLER, Toby and STAM, Robert (eds.) A Companion to Film Theory. Malden: Blackwell, 2004, pp. 234-61.
LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 7ª Ed.
LUCA, Luiz Gonzaga de Assis de. Cinema Digital: Um novo cinema? São Paulo: Imprensa Oficial/Fundação Padre Anchieta, 2004.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.
--------------------------. “As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 9-14.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge , Mass. and London : The MIT Press, 2001.
-----------------------. “WHAT IS DIGITAL CINEMA?”, disponível em http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html
MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MEDEIROS, Fernando A. Adobe Première Pro 1.5 edição de vídeo – Referência rápida. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2007.
MINIGUIA CLARO CURTAS. São Paulo: Claro, 2009.
MOLETTA, Alex. Criação em Curta-metragem em Vídeo Digital: Uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
OLSENIUS, Richard. Guia Completo de Vídeo Digital National Geographic. São Paulo: Abril, 2009.
PARENTE, André. Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
------------------. “A imagem virtual, auto-referente”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 15-19.
------------------. “Cinema e tecnologia digital”. Lumina, v.2, jan-jun 1999, pp. 1-17.
PATMORE, Chris. Movie Making Course. London: Quarto, 2005.
PRAMAGGIORE, Maria e WALLIS, Tom. Film: A Critical Introduction. London: Laurence King, 2005.
RABIGER, Michel. Direção de Cinema. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2007.
RAMOS, Fernão. “Falácias e deslumbres face à imagem digital”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 28-33.
ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de Imagem e Som. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. “Imagem pré fotográfica pós”. Imagens, n. 3, dez/1994. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1994, pp. 34-40.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Papirus, 2003.
VÁRIOS. Desvendando o áudio e vídeo digital. São Paulo: Digerati, 2004.
VIVEIROS, Paulo. A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2005, 2ª ed.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico – A Opacidade, A Transparência. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005
YOUNG, Rick. The Focal Easy Guide to Final Cut Pro 6. Oxford: Focal Press, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário